quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O show de Truman

O tema abordado nesse filme chama-se invasão de privacidade, tendo em vista que o personagem principal Truman vivenciado por Jim Carrey não sabe que sua vida é filmada 24 horas por dia desde seu nascimento. A vida dele é um show contínuo de televisão. Truman nem imagina que sua cidade é um grande estúdio, assim como não imagina também que sua família e seus amigos são cúmplices dessa história inclusive sua esposa. Aos poucos, Truman vai percebendo os fatos.
E a cada descoberta, ele vai fazer você rir, chorar e torcer. A vida de Truman Burbank é aparentemente feliz com amigos e vizinhos. Seu diretor observa e comanda tudo através de um estúdio que monitora todas as 5000 câmeras existentes na cidade e, ele e sua equipe ficam escondidos atrás da bela lua que permeia o céu artificial da noite. Truman é a primeira pessoa que, há 30 anos, tem sua vida completamente controlada pelos outros. O diretor do programa de certa forma impôs até sua família e, influenciou todas as suas decisões inclusive seus relacionamentos amorosos. E cada toque de mestre que o diretor acrescenta só faz crescer no filme, situações atuais existentes no mundo em que vivemos, pois as celebridades vivem diariamente fugindo das câmeras de fotógrafos que estão sempre em busca de algum famoso para soltar seus fleches.
O diretor Christof, usa Truman como se o mesmo fosse uma marionete, mesmo sendo Truman um homem verdadeiro. O diretor age como se fosse um “Deus”, que acha que pode determinar a vida das pessoas, o mesmo tem um pensamento doentio, pois Deus não determina a vida de ninguém, Ele deixa as pessoas livres para fazerem suas escolhas.
No final do filme, Christof levanta a questão de que a vida real não é menos assustadora que a vida que Truman vivia dentro de seu gigantesco cenário. São as mesmas mentiras, as mesmas decepções. Mesmo Truman tendo descoberto toda a verdade o diretor ainda queria influenciá-lo e mantê-lo e continuar o mantendo como seu prisioneiro.
Os interesses de ambos são muito diferentes, o que Truman deseja é apenas viver e ser feliz, enquanto os interesses de Christof é manipular as pessoas com o poder da mídia, e ele não manipulou apenas a vida de Truman, mas sim de todos os moradores da cidade, pois todos pararam seus afazeres para ficar diante da TV, ansiosos pelos acontecimentos e as novidades que poderiam vir a surgir sobre a vida dele. Alguns torciam para que o mesmo percebesse que sua vida era um show apreciado por milhões de pessoas. E isso aconteceu e, enfim Truman pode tomar a decisão de se libertar da prisão em que vivia.   

Nenhum comentário: