domingo, 4 de outubro de 2009

Vídeo arte!

Realizar a tarefa vídeo arte foi algo inusitado, para que pudéssemos realizá-la precisaríamos de um programa de criar e editar vídeo. Quando tivemos o encontro presencial com a Larissa baixamos uma versão que expirou em 15 dias. Portanto, para fazer essa tarefa tivemos que baixá-lo novamente e, isso demorou uns três dias por conta da internet local esta muito lenta.

Quando finalmente baixamos o programa pinnacle plus e fizemos o vídeo, deu um problema e o mesmo não salvou no formato compatível para ser postado no youtube. Depois de muito esforço consegui baixar o pinnacle spin, mas que não dispõe de todos os efeitos do plus, mas felizmente foi nesse que conseguimos fazer nosso vídeo. O mesmo contém fotos do festival do pirarucu e filmagens que fizemos para enriquecer nosso trabalho.

O pirarucu, peixe sobre o qual fizemos nosso trabalho, é típico da região amazônica. Podem chegar a 3 metros de cumprimento e pesar 250 quilos. Também conhecido como "o bacalhau da Amazônia", o peixe é um dos maiores de água doce do mundo. O nome vem de um termo indígena, pira, que significa peixe, e urucum, vermelho, devido à cor de sua cauda.

O festival é organizado anualmente, a Feira do Pirarucu Manejado incrementa a renda dos pescadores e do comércio local, informa a população a respeito de questões ambientais e também leva entretenimento a moradores e visitantes. Para a feira, foram capturados, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), 17 pirarucus, que pesaram cerca de 1,8 tonelada.

O manejo do pirarucu foi aplicado em 2003, como piloto no Lago Santo Antônio (Manoel Urbano). Dados levantados ao longo do projeto indicam que a produtividade dos lagos cresceu, em média, 140%.Atualmente, acontece também nos lagos Novo, Grande e Novo Destino, no mesmo município. Além disso, começa a ser implantado em comunidades ribeirinhas e terras indígenas, nas bacias dos rios Envira e Tarauacá.Os projetos de manejo são fundamentais para a conservação das espécies, contribuindo diretamente para o aumento no número de peixes. A pesca de um dos maiores peixes de água doce só é permitida no Estado uma vez por ano, no período que antecede a realização da Feira de Pirarucu Manejado. A fiscalização é realizada pelos próprios pescadores e moradores do entorno dos lagos.

Componentes do grupo:

Antonia Marciane, Berg, Ione, Miriam, Marcelo, Josélia, Zirleide, Vanderleya, Thays e Núcia!

Nenhum comentário: