sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O que é hipertexto?

Depois da experiência de navegar em hipertexto sobre hipertexto e, sobretudo, após ler algumas definições procurei criar minha própria definição de hipertexto partindo do meu entendimento.
A wikipedia nos apresenta que na internet os documentos podem estar em forma de vídeo, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um program de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos ou páginas") de servidores web ou ("sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de hipertexto.
Diante do conceito acima podemos perceber que hipertexto é um documento digital, onde podemos visualizar uma leitura de forma não-linear, ou seja, através de links que são conectores que ligam informação a uma busca de informações. Dessa forma temos a oportunidade de mergulhar em vários links ou hiperlinks para completar a ideia central do texto principal. Todas essas formas de leitura são atrativas para os internautas, pois antes de chegar ao foco principal do texto vislumbramos imagens, sons, vídeos, figuras, alternativas que não poderíamos fazer na leitura de um livro, ou seja, na leitura linear.

Nenhum comentário: